2 de ago. de 2009

H1N1...Atchim!!

Ok, esse é o assunto da hora, certo? Então vou resumir o básico pra vocês, e dar algumas dicas legais.

O que é o vírus H1N1?

O vírus influenza A H1N1 causa uma doença muito contagiosa em porcos, por isso acabou ganhando o nome de Gripe Suína. A transmissão inicial se fez do porco para o homem, e a partir de uma mutação, de homem para homem.

Como as pessoas se infectam com o vírus?

Quando as pessoas infectadas tossem ou espirram, libertam gotículas infectadas, as quais podem depositar-se sobre as superfícies (maánetas, por ex.), ficar nas suas próprias mãos ou dispersas no ar.
A transmissão para outra pessoa ocorrerá quando esta respirar o ar contaminado, tocar nas superfícies ou contactar com mãos infectadas, ficando assim exposta ao vírus.

Estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.


Os principais sintomas:

Febre
Tosse, coriza
Falta de Ar
Calafrios, dor muscular
Dor de garganta
Vômitos e/ou diarreia

E agora o que realmente importa: PREVENÇÃO!

Evite locais fechados e com muita gente: liquidação do shopping, pré-estréia do Harry Potter (eu a-d-o-r-o!!), festinhas infantis em buffets NEM pensar!
Se não tiver jeito: evite tocar nos olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos. O vírus também se propaga deste modo; use gel alcóolico nas mãos durante o passeio, quando entrar seu no carro ou sair do taxi.

Quando chegar em casa, lave bem as mãos (pelo menos 20 segundos!).
E uma dica pessoal: pingue soro fisiológico (genérico ou não) no nariz, lave o rosto e enxague a boca ao chegar em casa. Deixe o frasco de gel próximo a porta, estimule as crianças e o seu "staff" a fazer o mesmo.

Aqui em casa, todos têm seu vidrinho de rinosoro etiquetado com nome e data, assim não há intercâmbio de bichos. Também arranjei gel alcóolico de aromas e cores diferentes, assim as crianças se animam a usá-lo.

E haja criatividade para manter os pequenos em casa nessas looooooongas férias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: