19 de fev. de 2014

Obeso e Saudável? Será possível?

Algumas pessoas com sobrepeso ou obesas tem os níveis de glicose, pressão arterial e colesterol normais (a chamada “saúde metabólica”). A partir desses dados, circularam no final do ano passado alguns artigos sugerindo que existe um grupo de obesos saudáveis. A comunidade científica se arrepiou, e foi atrás das evidências.
Os pesquisadores canadenses (Mount Sinai Hospital, Toronto) analisaram estudos que seguiram juntos mais de 61.000 adultos, durante pelo menos 10 anos. Cerca de 9% por cento dos indivíduos eram “obesos saudáveis”.
Os resultados estão publicados no Annals of Internal Medicine e mostram que em comparação com pessoas saudáveis ​​de peso normal, os “obesos saudáveis” tinham 24% mais risco de enfarto do miocárdio (ataque cardíaco), acidente vascular cerebral (derrame) e morte por qualquer causa.  Esse resultado gerou controvérsia no meio acadêmico, entretanto, mesmo quem criticou o estudo, concorda que é sempre mais saudável para um obeso perder peso.
Como muitas verdades na medicina são apenas transitórias, nada melhores do que mantermos uma alimentação saudável, fazer alguma atividade física com prazer, e ensinar tudo isso às crianças!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: