21 de out. de 2010

Você usa o adoçante correto?





Prescrever ou indicar um adoçante é uma tarefa ingrata. Explico.

Com a única intenção de vender mais, as empresas produtoras de adoçantes bombardeiam o mercado com inverdades sobre a qualidade de seus produtos.

O fabricante da sucralose, hoje em dia queridinha da "geração saúde" diz que seu produto é super saudável, pois não é absorvido pelo organismo.  Já o FDA (agencia americana reguladora de alimentos, medicamentos e correlatos) diz que 30% da sucralose é absorvida.

A sacarina, que ficou fora de moda depois do lançamento do aspartame, é usada desde 1900, e até hoje ninguém conseguiu provar que possa causar algum mal. Por outro lado, os trabalhos que mostram que o aspartame não faz mal...foram patrocinados pelo seu fabricante!

Como vêem, fica difícil confiar nas informações que circulam por aí.

A solução, na minha opinião, é usar do bom senso: se você e /ou seus filhos não têm sobrepeso nem são obesos, e precisam adoçar o suco de maracujá, usem açúcar. Se a sua porção diária de açúcar é apenas para adoçar aqueles 2 cafezinhos, idem. Por outro lado, se você está com o jeans apertado, vá de adoçante. O uso do adoçante terá menos impacto na sua saúde do que a obesidade.

Em casa, quando raramente preciso adoçar o suco das crianças, uso açúcar demerara (tem o mesmo valor calórico que o açúcar branco, mas muito mais cálcio e vitaminas). Com relação aos adoçantes, minha sugestão é fazer um "rodízio" entre os diferentes tipos. Acabou o aspartame, compre estévia ,sucralose, ou sacarina, e por ai em diante.

A única situação na qual eu libero adoçantes para as crianças magras é quando há consumo esporádico de alimentos com as chamadas "calorias vazias". Se sua filha toma um copo de refrigerante no fim de semana, (ele não agrega absolutamente nada, a não ser calorias), dê a versão "zero". Se no seu caso, o consumo é bem maior do que um copo, está na hora de modificar os hábitos, e trocar esse tipo de bebida por alternativas mais saudáveis.

As doses diárias permitidas de cada tipo de adoçante permitem seu uso com moderação, é só não exagerar (ex: 2 litros de refri/dia, não dá!!).

Bjs a todos!!

PS: Fláviam espero que tenha ajudado! Bjs

3 comentários:

  1. Querida, gostei!
    Eu uso aspartame para adocar meu cafe da manha e um cafe na firma...mais porque gosto mais do gosto, do que por questao de dieta! Se bem que etou de dieta no momento, para perder os quilinhos que o Caio me trouxe!
    Bjs, Lu

    ResponderExcluir
  2. Lu!!!!!!! Que bom q vc passou por aqui!
    Eu não uso açúcar há uns 20 anos. Quando as crianças chegaram tive que me reeducar p/ saber quanto açúcar é necessário para adoçar um suco...

    Com qtos meses o Caio está?

    At last, but not least: não consigo imaginar você, "A" magra da patota, precisando de dieta, fala sério!
    Bjs saudodos, Ica.

    ResponderExcluir
  3. Valeu! Acho que mel também é uma boa alternativa para adoçar o suco e o café com leite.
    beijão

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário: