17 de out. de 2010

Adoçantes combinam com Infância?



                  Crianças Obesas ou com Sobrepeso podem utilizar adoçantes?

A conclusão das pesquisas mais recentes é que a substituição do açúcar (em geral e nas bebidas adoçadas com açúcar) por adoçantes e bebidas diet ajuda a evitar e desacelerar o ganho de peso dos pré-escolares já com sobrepeso ou obesos.

Embora nem todos os estudos demonstrem os mesmos resultados (alguns até observaram aumento do peso destas crianças), as pesquisas revelaram que o excesso de peso em crianças se deve ao consumo de 150 calorias extras por dia. Esse dado sugere que pequenas mudanças de estilo de vida, como a substituição do açúcar por adoçante e a prática de atividades físicas, podem prevenir o excesso de peso desta população.

A troca do açúcar pelo adoçante, quando necessária, deve ser indicada pelo médico/nutricionista que acompanha a criança. Quem já precisou fechar a boca alguma vez na vida, sabe que só substituir açúcar por adoçante não resolve o problema. Se não substituirmos alimentos “gordos” e de “calorias vazias” (como salgadinhos, refrigerantes e balas) por alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, não há milagre.

Portanto, nada de sair pingando gotinhas no suco das crianças. Sucos naturais sem açúcar e bons exemplos resolvem o problema de forma mais natural. Além disso, como já comentei em outro post: Quem tem sede, bebe ÁGUA!!!

Boa semana a todos!!

Em tempo: ainda tenho muito a escrever sobre adoçantes. Vou fazê-lo em pequenos capítulos, ok? ;)

Um comentário:

  1. Flavia - Bruno e Bianca20 de outubro de 2010 às 22:37

    Usar ou não adoçante... uma dúvida que é seguida pela pergunta: que adoçante usar? Confesso que fico meio perdida, pois as opções são várias e os resultados bem diferentes. Muito legal o tema, gostei.

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário: