7 de out. de 2010

Seu filho só come macarrão??


Seu filho está na semana da salsicha e não aceita mais nada? Ou essa é a semana do macarrão? Ah! Ele anunciou que voltou a gostar de maçã?!?

Fique tranqüilo, não é nada pessoal.

Todas as crianças passam por fases nas quais ficam muito exigentes e seletivos com a comida. Essa seletividade, apesar de muito frustrante para nós, pais, é perfeitamente normal:


• Depois de um rápido crescimento durante o primeiro ano, as crianças começam a crescer mais lentamente. Elas precisam de menos comida e estão menos interessados em comer. (você não precisa morrer de culpa por causa disso!).

• As crianças ficam receosas e até com medo de experimentar um alimento novo. Antes de comê-lo, elas querem tocar e cheirar o novo alimento (às vezes arremessá-lo também) e pensar sobre o assunto várias vezes.
 • As crianças estão muito ocupadas, afinal, tem o mundo inteiro para explorar, e parar para comer lhes parece perda de tempo.
Forçar ou subornar as crianças a comer alimentos raramente obtém o resultado desejado.


O trabalho de um adulto na alimentação das crianças inclui a compra e preparação de alimentos saudáveis, oferecendo refeições saborosas regulares e lanches, e tornando o ambiente o mais agradável possível.

O resto meus caros, é com as crianças. E elas estarão muito mais abertas a novos alimentos quando o clima na cozinha estiver tranqüilo.


Facilitando um pouco a nossa vida...

• Certifique-se de que seu filho (a) está sentado corretamente. Às vezes, um apoio para os pés, pode deixá-lo mais seguro e confortável (afinal, nós encostamos os pés no chão na hora de comer, certo?)


• Coloque porções adequadas no prato da criança. Caso contrário, ela vai olhar aquele PF e desanimar.

• Se seu filho quer comer sozinho, corte alguns alimentos em porções pequenas, que caibam nas mãozinhas e na boca.

• Deixe o ambiente calmo: desligue TV, DVD, música e telefone. Qualquer coisa tira a atenção de uma criança pequena.

• Crianças também comem com os olhos. Providencie um prato colorido, corte sanduíches com fôrmas de biscoito, use utensílios brilhantes!

• Peça ajuda ao seu chef-mirim. Preparar junto as refeições é uma das melhores maneiras de fazer uma criança experimentar um novo alimento!

Boa Sorte e Coragem a todos!!

2 comentários:

  1. Amei a ideia Pe, muito legal mesmo e maga super parabens, sseu blog ta show, na verdade nao sei onde vc arruma tempo pra tudo o que vc faz, vc deve ter um clone.....................beijocas e super semana. Ah sou mega admiradora da dra Ilana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler sugestões de como ter paciencia na refeição dos baixinhos! Continue nos atualizando.
    Obrigada!!Bjs Fafá

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário: