26 de out. de 2010

Crianças podem tomar “Energéticos”??




Está aí uma categoria de bebidas que está causando barulho.

Há uma gama enorme de “energéticos” disponíveis nas prateleiras de supermercados, lojas de (in)conveniências, bares e danceterias.


O que todas elas têm em comum é a adição de ingredientes que prometem fazer “algo a mais”, como estimular, aumentar a atenção, e até mesmo melhorar o desempenho esportivo dos consumidores. Graças a essas promessas, os energéticos são cada vez mais populares entre alunos do ensino fundamental e médio.


A maioria das bebidas energéticas tem uma grande quantidade de açúcar e cafeína – o equivalente a 2-3 xícaras de café. O açúcar, velho conhecido de todos nós, pode contribuir para o ganho de peso (e de cáries) dos nossos filhos.


A cafeína, por sua vez, vem acompanhada de outros problemas, entre eles:


• Menor concentração e atenção;
• Taquicardia;
• Pressão Alta;
• agitação e nervosismo;
• dor de estômago;
• dores de cabeça;
• insônia;
• micção frequente (levando a desidratação).

A cafeína, após a ingestão, pode circular por até 6 horas no organismo.
Para piorar o quadro, muitas dessas bebidas também contêm outros ingredientes cuja segurança e eficácia nunca foi testada em crianças. (guaraná, taurina, e algumas ervas). E os efeitos das bebidas são ainda mais evidentes em crianças com peso inferior a 30 kg...


A conclusão é esta: As bebidas energéticas não oferecem nenhum benefício real para a saúde ou o desempenho escolar/esportivo das as crianças. Crianças que participam de esportes devem aprender a melhorar sua performance através de trabalho duro, treinos e jogos. Valores, inclusive, que serão úteis dentro e fora do campo!!
Incentivar as crianças a acreditar que eles precisam de algo "extra" para o dar o melhor de si é um terreno escorregadio, que pode acabar por ensiná-las a procurar mais tarde por outras substâncias que dêem um “extra”.


Se seu filho não é exatamente um atleta e precisa se concentrar na prova, nada como dormir bem, alimentar-se bem, e claro, estudar!!

Bjs e uma Ótima Semana!!

PS: o assunto é muito extenso... ainda vou falar sobre o uso destas bebidas misturadas ao álcool...













15 comentários:

  1. Grande Dr Ilana ... bravo !!! ja vi criança ter um verdadeiro "surto" de hiperatividade depois de beber um energético ... de dar medo. Beijos ...

    ResponderExcluir
  2. Energeticos fazem mal se tomar apenas um pouquinho??? Tipo 2/5 da latinha...

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo,

    Como eu disse no post, os energéticos não trazem nenhum benefício para crianças e adolescentes. Mesmo para adultos, os efeitos colaterais podem ser muito ruins: aumento da pressão arterial, dor de cabeça, taquicardia (coração acelerado), insônia entre outros. Se você precisa de energia para as festas de fim de ano, alimente-se bem, durma a tarde no dia da festa, mas não se intoxique!! Não vale a pena começar 2011 "enfiando o pé na jaca"!!. Boas Festas! Dra. Ilana.

    ResponderExcluir
  4. garrafa de shondom jogada pela casa varias red bul toma red bull que te da asa wisq ta no ponto anota que eu to falando isso é prisito de massa num estilo mais ensano

    ResponderExcluir
  5. Você ainda não respondeu , criança pode tomar energético ou não ?

    ResponderExcluir
  6. amo tomar energetico , não gosto de refrigerante e tomo o energetico no lugar , a primeira vez que tomei tinha 5 anos e nunca nada me aconteceu , nada de bom e nada de ruim.

    ResponderExcluir
  7. dra meu filho retornou da casa do pai e disse ter tomado uma dessas bebidas meu filho e hiperativo que providencia devo tomar

    ResponderExcluir
  8. Ola Lo- Huama,
    Se o seu filho estiver bem, agindo normalmente, a unica providencia a ser tomada, na minha opiniao, eh conversar com o pai dele. Lembre-se de faze-lo com tranquilidade, pois a maioria das pessoas nao esta bem informada sobre energeticos e oferece as criancas sem saber das possiveis consequencias.
    Se seu filho eh hiperativo e estiver com o comportamento alterado (irritado, agressivo, " muito mais" hiperativo do q o habitual) procure um PS e relate o ocorrido.
    Dra. Ilana.

    ResponderExcluir
  9. Apatir de que idade um ser humano pode começar a ingerir algum tipo de enérgetico?E oque as crianças podem ingerir para ter mais energia quando por exemplo fazer uma grande prova com mais de 44 questões fora o gabarito?

    ResponderExcluir
  10. eu dei energético ao meu irmão de 7 anos, o energético que eu dei a ele é de malhar chamado malto glútea, ele bebeu a bebida e ficou com as pernas tremendo e a pulsação ficou alterada, liguei pro pronto socorro e pedir ajuda aos medico e eles falou que era pra hidrata meu irmão dei vários copos de água e as pernas parou de tremer, mas e ariscado acontece um grave problema mais no futuro. me responde?

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário: