11 de ago de 2010

QUANTO VENENO TEM NOSSA COMIDA??

A Anvisa divulgou, recentemente, dados que mostram que agrotóxicos não autorizados pelo governo são utilizados no Brasil. Essas substâncias apresentam elevado e comprovado grau de toxicidade, e podem causar problemas neurológicos, reprodutivos, desregulação hormonal e até câncer.



Em 20 culturas analisadas, 15 identificaram agrotóxicos prejudiciais à saúde humana. Chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan; de cebola e cenoura com acefato; e de pimentão, tomate, alface e cebola com metamidofós. Essas três substâncias são proibidas em vários países do mundo e tiveram indicação de suspensão de uso pela Anvisa. Apesar disso, há pressões do setor agrícola para manter esses três produtos no Brasil.


Outra irregularidade apontada pela pesquisa foi a presença, em 2,7% das amostras coletadas, de resíduos de agrotóxicos acima do permitido. Isso mostra que os agrotóxicos não são ultilizados de acordo com as informações dos rótulos e bulas; que determinam, entre outras coisas, o número de aplicações e quantidade de produto por hectare.


No balanço geral, das 3.130 amostras coletadas 29% apresentaram algum tipo de irregularidade.


Os campeões de irregularidades foram: o pimentão (80% das amostras insatisfatórias), uva (56,4%), pepino (54,8%), couve (44,2%), abacaxi (44,1%), alface (38,4%)e morango (50,8%). Já a cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata, com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas.


Como escolher alimentos saudáveis?


1. Procure sempre por produtos certificados. A certificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos.


2. Escolha alimentos da época ou orgânicos.


3. Se você não puder comprar orgânicos, lave muito bem os vegetais. A retirada de cascas e folhas externas de verduras também ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos.


4. Se você tiver um “lugar ao sol”, providencie uma horta!! Não resolve todos os problemas, mas já é uma boa ajuda!!