8 de ago. de 2010

Plástico: O Novo Vilão?

Salve o Aleitamento Materno!!!


Olhem só as principais vantagens: anticorpos para os bebês, menor risco de câncer de mama para as mães, econômico, ajuda a mamãe a recuperar a forma, sai na temperatura correta. E agora o motivo 2010: Nao tem BISFENOL A.

O plástico usado em mamadeiras, copos e pratos infantis (e alimentos em latas, computadores, embalagens) têm sido motivo de preocupação em vários países. Pesquisas mostram que, em determinadas condições, o plástico pode liberar uma substância prejudicial à saude de adultos e crianças. A substância é o bisfenol A, também conhecida como BPA.

No começo do ano, o FDA (Food and Drug administration-http://www.fda.gov/) divulgou uma orientação, sugerindo que as famílias evitem o uso de plásticos ao preparar alimentos infantis. Já a EFSA (European Food Safety Authority - http://www.efsa.europa.eu/ ) considera que a quantidade de Bisfenol-A ingerida por bebês através das mamadeiras, estaria abaixo do nível tolerável, não ficando assim provado ser perigoso para a saúde. Como podemos ver, o assunto é bastante controverso.

Na dúvida, por que não produzir mamadeiras sem o bisfenol A?

A produção de plástico rígido e transparente livre de Bisfenol-A é um processo mais dispendioso, e, como ainda não existem leis que proíbam a utilização deste composto na fabricação de mamadeiras e chupetas, a maioria dos fabricantes opta por não alterar os produtos. Além disso, a Anvisa considera o BPA seguro no limite de 0,6 miligrama de bisfenol para cada quilo de plástico.

Mesmo assim, algumas empresas já se manifestaram e devem alterar seus produtos: a Nuk vai parar de produzir produtos para crianças com este fenol até o fim do ano. Entre as mamadeiras importadas, a Avent já fabrica uma versão BPA-free.

Até a dúvida virar certeza, vamos ter bom senso. Veja algumas dicas!

• Substitua a garrafa plástica pela de vidro

• Reduza o consumo de alimentos enlatados;

• Aqueça os alimentos em recipientes de vidro ou cerâmica.

• Higienize as mamadeiras/ chupetas com água fria e detergente.

• Evite o uso de quaisquer produtos de plástico no forno de microondas ou máquina de lavar louça porque o aquecimento pode aumentar a quantidade de BPA liberados.

• Evite colocar líquidos com alto teor de ácido em recipientes de plástico.

• A presença de bisfenol é indicada pelo número SETE, que costuma aparecer dentro de um triângulo, na parte de baixo do produto. Os números 1, 2, 4 e 5 indicam os plásticos que não têm qualquer BPA.

Abcs a todos. Ilana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: