8 de ago de 2011

Games infantis de conteúdo sexual na internet: Não caia nessa!

 
 

Há 5 dias, o Estadão publicou uma reportagem sobre jogos infantis com conteúdos sexuais. De acordo com especialistas, eles estimulam a sexualidade precoce, além de deixar a criança vulnerável a pedófilos.

A reportagem citou o site games2win, hospedado na Índia, e eu fui conferir o site.

Na pasta com o nome mais chamativo para crianças - "Divertido"-, ficam games do tipo "Sala de aula safada", "Babá safada" (no fim do jogo, a babá beija na boca o jovem morador da casa), e "Um dia na High School". Nem nós mães escapamos. Há um jogo chamado "Super Mom", no qual a mãe com um bebê no colo vai pedir "ajuda" ao vizinho. Além do conteúdo sexual, há situações onde o jogador precisa fazer bullying com os colegas para conseguir passar de fase.

A psicóloga Maria Tereza Maldonado, uma das especialistas entrevistadas, sugere que algumas crianças possam internalizar esses comportamentos (bullying, iniciação sexual precoce, violência e a mulher como objeto), reproduzindo-os na vida real.

Com pais e mães trabalhando cada vez mais, evitar este tipo de problema não é tarefa fácil. Entretanto, da mesma forma que repetimos mil vezes que é preciso cuidado para atravessar a rua, e até estarmos seguros de que eles conseguem, atravessamos juntos e de mãos dadas; precisamos estar ao lado deles na hora de navegar, e explicar os riscos de fazê-lo sem atenção.

Aqui vão algumas dicas. Elas não substituem nossa presença, mas podem ajudar!
  • Crie uma pasta de Favoritos "Kids". Adicione nela os sites bons que seu filho (a) gosta e ensine-o a fazer uso da mesma.

    • Proteja seu filho das janelas de publicidade, usando um software que bloqueie pop-ups.

      • Explique o que é privacidade, e oriente seu filho a nunca revelar informações pessoais e da família.

        • Crianças com menos de 7 anos NÃO devem usar serviços de mensagens instantãneas.

          • Mantenha o acesso à internet em zonas abertas e de passagem da casa, restringindo o uso nos quartos.

            • Esteja sempre disponível para tirar dúvidas, e receptivo para ouvir e resolver eventuais problemas. Ou seja, mantenha o canal de comunicação aberto. Isso é a saída para muitas outras questões!!

              • Uma ótima semana a todos. Dra. Ilana.


                OBS: para quem quiser ler a reportagem do Estadao na íntegra, aqui está o link: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,jogos-infantis-escondem-temas-eroticos,753451,0.htm
                 

                Nenhum comentário:

                Postar um comentário

                Faça aqui seu comentário: