19 de set. de 2011




Imagine colocar uma colher e meia de chá de SAL direto na  boca. Nem pensar, né?

No entanto, se você é um brasileiro típico, que imita o modus vivendi dos americanos típicos, você já faz isso! E essa é uma das principais razões que nos coloca no grupo de risco para hipertensão ( pressão arterial elevada) e doenças cardíacas.
 Eu sei, isso parece impossível, você quase nunca pega num saleiro,  certo?  E você nem precisa.

Dados recentes do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) mostram que consumimos uma média de 3.400 mg de sódio por dia (contra a recomendaçao de 1500- 2300gr, o máximo permitido), dos quais apenas 5% da comida caseira. A esmagadora maioria do sódio que comemos – 77% - vem de alimentos vendidos em supermercados e restaurantes.

Não estou propondo passar o dia com uma calculadora ou virar o terror dos garçons com perguntas sobre o sal. Entretanto, uma vez conhecendo esses limites, poderemos fazer melhores escolhas na hora de fazer a compra do mês e de “enfiar o pé na jaca”no fim de semana.

Abaixo alguns exemplos:
1)  Boneless Buffalo Wings Applebee’s: 3400 mg de sódio em 1150 calorias. Isso sem falar na quantidade de gordura saturada. Para vocês terem uma idéia do estrago, isso equivale a mais de seis pacotes de ruffles em termos de sal. Assustador, não?

&l2) Yakisoba de carne Junior do China in Box: 2342 gr de sal, o equivalente a 3 sacos inteiros de pipoca de microondas de manteiga da Yoki.

&3)  Applebee’s sampler: esse prato é um “mix”de aperitivos, e tem em torno de 5490mg de sódio, quantidade que você deveria ingerir ao longo de 3 dias inteiros.
4) Chicken Club Crispy do Mac Donalds: 1831 gr, praticamente metade da recomendação diária total.

Como vocês podem ver, é muito fácil ultrapassar o limite diário. Se for irresistível não pedir um prato desses, tentem compensar no dia seguinte com uma dieta mais leve e pouco sal. O coração de vocês agradece! (e os filhos também!!)

BOA SEMANA E ÓTIMAS ESCOLHAS!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: