1 de mai. de 2011

Salada Quente??















O frio está se aproximando e começa a dar uma preguiiiiiiça de comer salada... Principalmente na hora do jantar, quando a temperatura cai ainda mais, e nosso corpo pede por uma comida quentinha.


Ao invés de pular a salada e “mandar ver” 2 pratos de massa ou algo do gênero, crie o hábito de iniciar seu jantar por uma sopa. As sopas são ótimas escolhas para o inverno, pois são rápidas, nutritivas e nos permitem variar bastante.

Como estou sempre falando de alimentação balanceada, preciso lembrar que sopa de queijo dentro do pão italiano (concordo, é uma delícia) todo dia não dá!!


Por isso, deixo abaixo uma versão quente da salada, a tradicional sopa de legumes. Nada de desanimar, ela pode sim ficar deliciosa se você for criativo e abusar de ervas e temperos. E para quem tem preguiça, já fiz o serviço e deixo o “beabá”da sopa, com todas as dicas.

Bom Apetite e uma ótima semana.

Sopa de Legumes: O Beabá!


Ingredientes


- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem

- 1 cebola bem picadinha
- 1 dente de alho espremido
- 1 cenoura cortada em rodelas

- 2 punhados de couve ou espinafre em tiras

- 1 abobrinha cortada em cubos

- 250g de carne bovina magra / frango em cubos pequenos

- 2 batatas médias picadas

- 2 tomates sem sementes e picados

- 1,5 litros de água

- 10 vagens picadas

- sal (pouco) e pimenta a gosto


Modo de Preparo


Carne: Corte em pedaços pequenos, ponha numa tigela e tempere com sal e pimenta.

Numa panela de pressão, aqueça o azeite. Junte as cebolas e o alho picadinhos e deixe dourar. Acrescente a carne e os legumes (menos as folhas) e deixe dourar. Cozinhe por 5 a 10 minutos após a panela chiar. Ao destampar, acrescente a couve e mexa.
 Algumas sugestões saborosas:


- Substitua a batata por carboidratos de menor índice glicêmico como arroz integral, quinua em grãos, inhame. Eles aumentam a sensação de saciedade.

- Se você gostar de cúrcuma acrescente uma pitada na sopa. Ela é uma ótima opção natural para aumentar nossa imunidade nessa época.

- Use também opções de temperos: tomilho, alecrim, manjericão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: