21 de dez. de 2010

Lanche com Bula!!

O Estadão nos traz hoje uma boa notícia: as principais redes de fast-food do País deverão disponibilizar aos consumidores informações sobre a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio de seus pratos.


Até os famosos “Por Quilo” precisarão se adequar e informar os dados nutricionais de acordo com uma porção de referência.

Essas informações serão dispostas em tabelas e impressas em embalagens (se houver), cartazes, cardápios ou folhetos. Se a empresa tiver site, os dados também devem ser divulgados online.

As empresas têm seis meses para se adequar ao acordo firmado entre o Ministério Público Federal em Minas com o apoio da Anvisa. A adesão é voluntária, mas funciona como ultimato para que uma resolução anterior (2003, que prevê a rotulagem obrigatória de alimentos) seja obedecida,e não se instaure um processo.

A medida é ótima, a ajuda também aos Fast-Foods. Se você resolver dar uma de “americano”e processá-los pois seu jeans não entra mais, eles poderão responder que as informações do “alimento”estava disponível!

E eles têm razão. Cabe a nós, pais e educadores, mostrar para as crianças porque as idas ao Fast Food devem ser tão esporádicas. (se na sua casa não é esporádica, não comente, pois pega mal...).

Abaixo, algumas das empresas que assinaram o contrato, de acordo com a Folha de SP: Amor aos Pedaços, baked Potato, Bob’s, Giraffa’s, KFC, Kopenhagen, Soleto, China in Box, Bon Grillé, Gendai, Viena, Rei do Mate, Vivenda do Camarão.

Na sua próxima ida à praça de alimentação de um shopping, leia a bula do seu lanche!!!

Ótima Semana a Todos, Dra. Ilana.

Um comentário:

  1. Ilana,
    Muito legal essa medida! É uma pena que só obrigue quem assinou o tal acordo. Mas já é um grande passo.
    Sinal de que o consumidor está interessado!

    bjos e boas festas!
    mamãe do Mateus

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário: