21 de ago. de 2013

QUINUA: BONS MOTIVOS PARA VOCÊ INCLUI-LA NA SUA PRÓXIMA REFEIÇÃO!



A quinua é um tipo de grão, mas não se encaixa na classificação de cereal nem de leguminosa. Apesar de já ter sido bem divulgada no Brasil, ainda não foi bem incorporada ao hábito alimentar do brasileiro ( só dos mais naturebas...)
Veja abaixo, algumas razões para você incluir esse pseudocereal na dieta de sua família.
- É uma excelente fonte de fibras, e contribui para a redução dos níveis de colesterol e com a melhora do funcionamento intestinal.

- Fonte de ômega 6 e 3, que são gorduras importantes para o funcionamento do nosso organismo, e também auxiliam na redução do colesterol e triglicérides.

- Rico em triptofano, o aminoácido envolvido na síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor.

- A quinua não contem glúten, portanto pode ser utilizada por celíacos.

- Devido à quantidade de proteínas, pode ser usada por vegetarianos e veganos para auxiliar o aporte proteico de sua dieta. Graças aos 20 diferentes aminoácidos presentes em cada grão, a quinua ajuda a melhorar a elasticidade das fibras musculares, auxiliares na recuperação de tecidos e células, sendo com isso muito importante para o ganho de massa muscular.


Segue uma receita gostosa com quinua:

Torta de maçã

Ingredientes

- 4 maçãs descascadas e cortadas em pedaços
- 1 xícara (chá) de flocos de quinua
- 1/2 xícara (chá) de farinha de quinua
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de iogurte natural
- Sumo de limão
- Canela em pó

Modo de preparo

Forrar uma assadeira antiaderente com os pedaços de maçã. Regar sumo de limão sobre as fatias. Preparar uma mistura com os demais ingredientes --com exceção da canela-- e cobrir as maçãs. Levar ao forno por cerca de 30 minutos e, após esse tempo, retirar e polvilhar com canela. Para acompanhar, coloque a colher de iogurte natural.


Aproveitem!!!!
Dra. Ilana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário: