1 de mai de 2010

Aquecedorer: qual a melhor escolha?

Aquecedor... ta chegando a hora.


O frio está chegando devagarzinho, e promete ser intenso este ano. E parece que nós paulistanos ainda não estamos adaptados à extremos de temperatura. No calor as casas ficam super quentes, e no frio, um gelo. Com o tão falado aquecimento global e suas consequências, precisaremos de mais ajuda para enfrentar as mudanças climáticas.

Existem diferentes tipos de aquecedores à venda: à óleo, a quartzo , de ventoínha, cerâmicos. Vou contar um pouco sobre cada um, assim fica mais fácil cada um decidir em qual investir!!

Os aquecedores a óleo são silenciosos, não ressecam o ar e mantém temperaturas constantes. Apresentam, entretanto, dois inconvenientes: são os mais caros, e ficam muito quentes, podendo causar queimaduras se alguém encostar a mão.

Os aquecedores de ventoínha (chamado de desumidificador ou termoelétrico) são os mais baratos e rápidos, porém funcionam com uma "resistência" que resseca muito o ar. É uma boa opção para ambientes úmidos, como o banheiro.

Os aquecedores a quartzo e os halógenos (aqueles que parecem uma torradeira!! E eu confesso que já usei para esse fim quando morei fora...) não são desumidifcadores, porém a superfície fica muito quente, aumentando o risco de queimadura. Além disso, as resistências avermelhadas aparentes deixam o ambiente bem claro, podendo incomodar o sono de algumas pessoas.

Os aquecedores cerâmicos são caros, mas não queimam o ar, pois têm sua resisência recoberta por uma camada de cerâmica. Também possuem ventoínha.

Quem possui ar condicionado com a opção quente e frio pode usa-lo como aquecedor. Entretanto, eles também ressecam o ar. Uma solução seria o uso concomitante de um umidificador. E umidificador é assunto para outro post...

Alguns modelos tem uma trava de segurança que pára o aparelho em casos de queda, outros possuem termostatos que mantém a termperatura constante, ao invés de deixar o ambiente cada vez mais quente.

E se os invernos forem mesmo cada vez mais frios, vale investir num modelo bom e durável!!