10 de dez. de 2009

ORGÂNICOS NOW!

RAZÕES PARA CONSUMIR ORGÂNICOS


1. Alimentos orgânicos fazem bem à saúde


Todo alimento orgânico é produzido sem o uso de fertilizantes, pesticidas, agrotóxicos e metais pesados. Quando ingerimos alimentos contaminados, nosso organismo absorve e acumua resíduos dessas substâncias presentes nos alimentos. Essa “intoxicação crônica” tem efeitos danosos a curto, médio e longo prazo no nosso corpo, e é causa de alergias e doenças graves, como por exemplo alterações hormonais.


2. Alimentos orgânicos protegem a qualidade da água


Os pesticidas utilizados na agricultura convencional podem invadir o lençol freático poluindo rios e lagos. A agricultura orgânicase baseia em processos que não agridem a natureza.


3. São mais saborosos e mais nutritivos


Os aliemntos produzidos com pesticidas podem ser até 30% maiores, às custas principalmente de água. Com isso, os nutrientes ficam diluídos, e também nos acostumamos com porções maiores.


O sabor e aroma são bem mais acentuados nos alimentos orgânicos.



4. Todos podem consumir


Gestantes, lactantes, crianças, adolescentes e idosos podem consumir alimentos orgânicos.



5. Alimentos orgânicos são certificados


A agricultura orgânica é definida por lei e regulamentada pelo governo. O produto orgânico é possui um Selo de Certificação, que garante ao consumidor a aquisição de um produto saudável.No Brasil, este selo é fornecido pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural).




6. Respeitam o meio ambiente


O alimento orgânico preserva a fertilidade do solo, a qualidade da água, a vida silvestre, assim como os demais recursos naturais e assim restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal, criando ecossistemas saudáveis.




7. Alimentos orgânicos são facilmente encontrados


Em feiras livres, supermercados e sacolões já podemos encontrar diversos alimentos orgânicos. Eles são mais caros, logo, se não for possível consumir apenas orgânicos, troquem principalmente: pimentão, tomate, morango, uva (essa é mais difícil de encontrar), berinjela e alface.