7 de out. de 2010
Seu filho só come macarrão??
Seu filho está na semana da salsicha e não aceita mais nada? Ou essa é a semana do macarrão? Ah! Ele anunciou que voltou a gostar de maçã?!?
Fique tranqüilo, não é nada pessoal.
Todas as crianças passam por fases nas quais ficam muito exigentes e seletivos com a comida. Essa seletividade, apesar de muito frustrante para nós, pais, é perfeitamente normal:
• Depois de um rápido crescimento durante o primeiro ano, as crianças começam a crescer mais lentamente. Elas precisam de menos comida e estão menos interessados em comer. (você não precisa morrer de culpa por causa disso!).
• As crianças ficam receosas e até com medo de experimentar um alimento novo. Antes de comê-lo, elas querem tocar e cheirar o novo alimento (às vezes arremessá-lo também) e pensar sobre o assunto várias vezes.
• As crianças estão muito ocupadas, afinal, tem o mundo inteiro para explorar, e parar para comer lhes parece perda de tempo.
Forçar ou subornar as crianças a comer alimentos raramente obtém o resultado desejado.
O trabalho de um adulto na alimentação das crianças inclui a compra e preparação de alimentos saudáveis, oferecendo refeições saborosas regulares e lanches, e tornando o ambiente o mais agradável possível.
O resto meus caros, é com as crianças. E elas estarão muito mais abertas a novos alimentos quando o clima na cozinha estiver tranqüilo.
Facilitando um pouco a nossa vida...
• Certifique-se de que seu filho (a) está sentado corretamente. Às vezes, um apoio para os pés, pode deixá-lo mais seguro e confortável (afinal, nós encostamos os pés no chão na hora de comer, certo?)
• Coloque porções adequadas no prato da criança. Caso contrário, ela vai olhar aquele PF e desanimar.
• Se seu filho quer comer sozinho, corte alguns alimentos em porções pequenas, que caibam nas mãozinhas e na boca.
• Deixe o ambiente calmo: desligue TV, DVD, música e telefone. Qualquer coisa tira a atenção de uma criança pequena.
• Crianças também comem com os olhos. Providencie um prato colorido, corte sanduíches com fôrmas de biscoito, use utensílios brilhantes!
• Peça ajuda ao seu chef-mirim. Preparar junto as refeições é uma das melhores maneiras de fazer uma criança experimentar um novo alimento!
Boa Sorte e Coragem a todos!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amei a ideia Pe, muito legal mesmo e maga super parabens, sseu blog ta show, na verdade nao sei onde vc arruma tempo pra tudo o que vc faz, vc deve ter um clone.....................beijocas e super semana. Ah sou mega admiradora da dra Ilana.
ResponderExcluirAdorei ler sugestões de como ter paciencia na refeição dos baixinhos! Continue nos atualizando.
ResponderExcluirObrigada!!Bjs Fafá