Extra!! Extra!!!
Este ano começo a falar de GRIPE mais cedo. O susto inicial com a pandemia passou, e vimos que a melhor maneira de se combater a doença é através da vacinação.
A vacina tríplice contra a Influenza já está disponível nas clínicas particulares.
Nos postos de saúde, de acordo com anúncio feito hoje (5f, 17/03/2011) pelo ministro da saúde, a campanha de vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio de 2011, também com a vacina tríplice. Além de indígenas e idosos, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde.
Algumas informações importantes:
• A vacina é bastante segura, com níveis de proteção entre 80 e 90%, composta por três tipos do vírus influenza: H1N1, H3n2 e B.
• A vacina deste ano, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, é igual a de 2010, já que não houve mutação viral importante que justificasse novas cepas na vacina 2011.
• O vírus Influenza A, hoje menos agressivo, não faz parte da vacina.
• Alérgicos a OVO não devem receber a vacina!
Quem deve receber a vacina:
• Quem não recebeu H1N1 em 2010, desde que acima de 6 meses de idade; exceto alérgicos a OVO.
• Crianças entre 6 meses e 9 anos incompletos:
o Recebeu H1N1 em 2010 e já havia recebido Influenza antes: 1 dose de trivalente em 2011.
o Recebeu Influenza (qualquer vacina contra Gripe) em 2010 pela 1x: recebe 2 doses de trivalente em 2011.
o 2 doses de trivalente 2010: 1 dose de trivalente em 2011.
o Nunca vacinadas: recomenda-se 2 doses, com intervalo mínimo de 3 semanas, para proteção adequada contra o H1N1. Devido ao provável predomínio de circulação da cepa H1N1, o esquema com uma dose da vacina trivalente pode ser aceitável. (converse com o pediatra de seu filho).
Nunca é demais lembrar que mesmo com tanta vacina disponível, as medidas de higiene pessoal continuam sendo importantíssimas, como a lavagem correta das mãos e o uso do gel alcoólico.
Um ótimo fim de semana a todos!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário: