9 de mai. de 2010

To be or not To be: Umidificadores

Outono instalado, e junto com ele uma queda enorme na qualidade do ar que respiramos (que cá entre nós, já não era grande coisa...). A maior culpada disso é a umidade relativa do ar que diminui significativamente nesses meses.


A umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% a 80%, mas pode alcançar, em alguns locais, níveis tão baixos quanto 12%. A Organização Mundial de Saúde define estado de atenção como valores de umidade relativa do ar entre 21% e 30%. O estado de alerta é definido quando os índices de umidade do ar ficam entre 13% e 20%, e uma região entra em situação de emergência quando os níveis de umidade do ar ficam iguais ou menores do que 12%.

O ar seco é responsável pelo aumento das queixas de pele seca, lábios “rachados”, e dores de cabeça, etc. Nos alérgicos, entretanto, a gama de sintomas é muito maior: tosse, prurido nasal e ocular, espirros, sangramentos nasais, entre outros.

Para minimizar o impacto dessa secura toda, o melhor a fazer é HIDRATAR. Hidratação começa sempre de dentro para fora, ou seja, bebam água. Não estou falando de suco, isotônicos, refrigerantes (eca, eca, eca) e só de ÁGUA. Posso abrir uma exceção para chás naturais feitos em casa e água de coco, desde que consumidos de forma esporádica.

E para hidratar o ar entram em cena os umidificadores (sempre que a umidade relativa for menor do que 40%). Vejam que escrevi umidificadores e não vaporizadores. Vamos ver a diferença abaixo.

Umidificador: funciona com água fria, produzindo uma névoa fina.

Vaporizadores : aquecem a água para produzir vapor. Esquentam um pouco o ambiente, vaporizam o lençol, colchão, taepte (olha o ácaro) e oferecem risco de queimaduras.

Tipos de umidificadores:

Ultra-sônico - São os aparelhos mais silenciosos do mercado. Através da frequência ultrasônica de vibração eles quebram a águanum vapor ultra fino, que parece uma névoa. Se você tiver o cuidado de usar água filtrada no seu aparelho, a chance dele expelir minerais (aquele pozinho branco que aparece nos móveis próximos do aparelho) é bem menor.

Com ionizador – Estes aparelhos liberam íons que neutralizam eventuais bactérias presentes na água.

Apesar dos benefícios do uso do umidificador, vale lembrar que existe um ponto a ser ponderado: o aparelho não tem cérebro, não é seletivo. Ou seja, em excesso, umidifica o ar e também as almofadas, a cortina, o tapete, entre outros. Se você optar por um umidificador, retire os “excessos” do ambiente, e não faça sauna!